CDU visita o Alto Varejão: Estratégia para o ambiente precisa-se!
- cdupenhadefranca
- 16 de set. de 2017
- 2 min de leitura
A CDU esteve no Alto Varejão, em São João, para falar sobre ambiente e espaços verdes na Freguesia e na Cidade.
Ana Jara, candidata da CDU à Câmara Municipal de Lisboa e Daniel Oliveira, 1º candidato à Freguesia da Penha de França estiveram presentes nesta acção que procurou alertar para o abandono a que está votada esta zona da Freguesia, para a falta de estratégia na área do ambiente e para a ausência de espaços verdes e de lazer para usufruto das populações.
Do ponto de vista do ambiente, é notória a falta de estratégia da actual Junta de Freguesia da Penha de França. Uma ou outra acção de recolha de lixo por uns poucos voluntários na Praça Paiva Couceiro demonstram a falta de preocupação do actual executivo com esta área. Pelo contrário, a CDU vê as políticas ambientais como fulcrais para um futuro mais sustentável e com maior qualidade de vida para todos os que habitam na Freguesia. Daí a necessidade da criação de um Plano Estratégico com a participação da Junta de Freguesia e de todos os sectores da população e todas as entidades, em que cada um destes actores possa assumir os seus próprios compromissos, tomá-los como seus e, assim, contribuir para uma melhoria geral do ambiente na Freguesia, evitando os problemas de hoje e do futuro na nossa qualidade de vida e saúde pública.
Propostas como a promoção e criação de mais hortas urbanas, mas com a garantia do seu efectivo funcionamento e manutenção, com o envolvimento das escolas e dos mais jovens, de forma a sensibilizá-los para as questões ambientais, mesmo em espaço urbano, a redução no consumo de energia e outros consumíveis por parte da Junta de Freguesia e seus serviços e edifícios, o lançamento de projectos-piloto de prédios sustentáveis e de jardins verticais e a aplicação de planos para a redução do ruído nas zonas críticas da Freguesia são alguns dos exemplos da preocupação da CDU com esta área, bem como a prova de que, havendo vontade, muito pode ser feito até ao nível da Freguesia.
Por outro lado, foi também apontada a ausência de espaços verdes, que muito melhorariam a qualidade do ar e o nível de vida das populações que teriam possibilidade de usufruir de locais agradáveis e saudáveis para os seus momentos de lazer. Realizar esta acção no amplo terreno abandonado junto à Igreja de São Francisco de Assis, no Alto Varejão, foi de grande simbolismo, já que este se encontra abrangido pelo Plano de Pormenor da Calçada das Lajes, apresentado em 2010 pelo Executivo PS da Câmara Municipal de Lisboa. No referido Plano está prevista a construção de uma zona verde neste local, com equipamentos desportivos, o que ainda não passou do papel dada a falta de vontade e compromisso do PS com as populações que devia servir. Ana Jara alertou ainda para os riscos da entrega destes terrenos à especulação imobiliária enquanto não for posto em prática o Plano de Pormenor.
É por esta proximidade e compromisso com as populações que o reforço da CDU nas próximas eleições de 1 de Outubro é essencial!