Visita às instalações da Junta de Freguesia da Penha de França
- cdupenhadefranca
- 2 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Em visita a várias instalações da Junta de Freguesia da Penha de França, os eleitos da CDU, Daniel Oliveira e Anabela Vogado, acompanhados pelo vereador do PCP João Ferreira, puderam constatar algumas das dificuldades e necessidades sentidas diariamente.
Da falta de prometidas obras de adaptação no edifício da Sede, decorrente da fusão das freguesias da Penha de França e de S. João, à carência de equipamentos adequados e/ou em devido estado de manutenção, passando por infiltrações de carácter dito irresolúvel no Posto da Higiene Urbana e no Espaço Multiusos ou pela incerteza do que resultará do aguardado relatório do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) sobre o Pólo da Morais Soares, várias foram as situações identificadas.
Mas a tónica, acentuada por muitos trabalhadores, foi mesmo o descontentamento profissional, designadamente pela perda de direitos sofrida por aqueles que transitaram da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para a Junta de Freguesia, sem possibilidade de retorno ao Município. Como afirmava um trabalhador “eu concorri para a Câmara de Lisboa, não foi para outro lado” – um sentimento de injustiça que se agudizou ao tomar conhecimento que a CML tinha contratado outro trabalhador para ocupar o seu posto de trabalho. A precariedade a que muitos estão sujeitos não deixa indiferentes os trabalhadores que fazem parte do efectivo da Junta. Como fez questão de sublinhar outro trabalhador, “é preciso fazer alguma coisa para dar aos que estão a recibos as mesmas condições que nós temos enquanto efectivos. Eles trabalham que se fartam, não é justo!”

Os eleitos da CDU sublinharam a necessidade de empreender um forte combate à precariedade, fazendo corresponder a um posto de trabalho permanente um contrato de trabalho efectivo. Esperando que todos aqueles que estão com vínculo precário sejam integrados no quadro da Junta de Freguesia, Daniel Oliveira, Anabela Vogado e João Ferreira reafirmaram os compromissos assumidos de tudo fazerem, na Junta e na Câmara Municipal, para valorizar o trabalho e os trabalhadores da Administração Local que, diariamente, dão o seu melhor para satisfazer as necessidades de quem vive, trabalha ou visita a Freguesia e a Cidade.